Freguesia de Rio Torto (Gouveia)
Freguesia de Rio Torto (Gouveia)

SUMÁRIO:

i) Evolução da população da freguesia de Rio Torto, de acordo com os censos populacionais realizados entre 1864 e 2011, no que respeita ao número de habitantes ali residentes.

ii) Variação percentual do número de habitantes da freguesia de Rio Torto registada entre censos, no período que vai de 1864 a 2011

iii) Número de habitantes da freguesia de Rio Torto, apurado por grupos etários nos censos de 2001 e 2011, com indicação da variação percentual verificada durante este período.

iv) Índices de dependência de jovens, de idosos e de envelhecimento apurados em 2011 na freguesia de Rio Torto

v) Número de analfabetos e taxas de analfabetismo apuradas na freguesia de Rio Torto em 2011, comparadas com a média nacional.

vi) Número de habitantes com níveis de escolaridade concluídos - ensino básico (1º ao 9º ano), ensino secundário (10º ao 12º ano) e ensino superior (bacharelato, licenciatura, doutoramento e mestrado).


(Analfabeto - Indivíduo com 10 ou mais anos que não sabe ler nem escrever, isto é, incapaz de ler e compreender uma frase escrita ou de escrever uma frase completa. 

Taxa de analfabetismo – Percentagem de analfabetos relativamente ao número de habitantes com mais de 10 anos de idade)


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 2
  • #2

    José Maria Mendes (Saturday, 08 October 2022 00:32)

    Sou historiador, doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de cujo Centro de História sou investigador. Sou natural de Figueiró da Serra. Estou a preparar um segundo livro sobre a história da minha aldeia. Tenho recolhido dados sobre a sua população, através dos tempos. Vou tentar cruzar esses dados com as informações do seu site, que me parece de grande utilidade para conhecimento da história do Concelho de Gouveia.

  • #1

    Francisco Avila (Sunday, 28 February 2021 17:13)

    Nome "Cabra"
    Conta a minha mãe, já com 90 anos, que o meu bisavô que foi Regedor de Ribamondego (Alfredo Almeida Governo) quando ainda a povoação se chamava "Cabra".
    Acontece que os populares de outras povoações apelidavam os habitantes de Cabra como "cabrões".
    E que o meu bisavô disse que se um dia mandasse ia tratar da alteração do nome da localidade. E assim aconteceu, mas a minha mãe não se lembra de mais pormenores.