Em 1860

  •  Na provincia da Beira, cinco leguas oeste da cidade da Guarda, está edificada a villa de Gouvêa na falda occidental da serra da Estrella, mas em logar um pouco elevado.
  • E' muito anterior á fundação da monarchia, e como tal tem a sua origem involvida em fabulas, ou pelo menos muito duvidosa. O autor da Corographia Portugueza diz que foi povoada pelos turdulos quinhentos e oitenta annos antes do nascimento de Christo, e que estes lhe chamavam Gauve, d'onde se derivou por corrupção o nome de Gouvêa.
  • Tendo- se curvado com as mais terras da Lusitania ao jugo dos moiros, no seculo VIII , foi conquistada em 1038 por D. Fernando Magno, rei de Leão e Castella. No meio das continuas guerras, travadas entre os campeões da cruz e os filhos de Agar, arruinou- se completamente; e n'este estado se achava no anno de 1186, em que o nosso rei D. Sancho I a mandou reedificar, concedendo- lhe muitos foros e privilegios, com o fim de lhe attrahir moradores.
  • No tempo da usurpação de Castella el-rei D. Filippe I fez marquez de Gouvêa a D. Manrique da Silva, conde de Portalegre. Desde então tomou a villa por seu brasão as armas dos Silvas, que são em campo de prata um leão de purpura armado de azul, e por timbre o mesmo leão.
  • São duas as parochias da villa , S. Pedro, e S. Julião .
  • Tem casa de misericordia, hospital, cinco ermidas, e o edificio do extincto convento do Espirito Santo, que foi de frades franciscanos .
  • Pelo meio da povoação passa uma pequena ribeira, que nasce nos montes visinhos.
  • Os arrabaldes são muito accidentados e pittorescos . O termo é de grande producção, como todos os terrenos visinhos da serra da Estrella .
  • Recolhe cereaes , vinho, azeite, e fructas, e como abunda em magnificas pastagens, a creação de gado é ahi muito importante.

in As cidades e villas da monarchia portuguesa - vol I


Autorizada a utilização das imagens desde que indicada a sua proveniência.

Faça os seus comentários, sugestões e críticas.

Ajude-nos a melhorar.

Comments: 2
  • #2

    José Maria Mendes (Saturday, 08 October 2022 00:32)

    Sou historiador, doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de cujo Centro de História sou investigador. Sou natural de Figueiró da Serra. Estou a preparar um segundo livro sobre a história da minha aldeia. Tenho recolhido dados sobre a sua população, através dos tempos. Vou tentar cruzar esses dados com as informações do seu site, que me parece de grande utilidade para conhecimento da história do Concelho de Gouveia.

  • #1

    Francisco Avila (Sunday, 28 February 2021 17:13)

    Nome "Cabra"
    Conta a minha mãe, já com 90 anos, que o meu bisavô que foi Regedor de Ribamondego (Alfredo Almeida Governo) quando ainda a povoação se chamava "Cabra".
    Acontece que os populares de outras povoações apelidavam os habitantes de Cabra como "cabrões".
    E que o meu bisavô disse que se um dia mandasse ia tratar da alteração do nome da localidade. E assim aconteceu, mas a minha mãe não se lembra de mais pormenores.